top of page

Religiões - As Tradições de Sabedoria (Realizada em 28/07/19)




A história das religiões não é cor-de-rosa, é complexa e brutal. Contraditórias em si próprias e divergentes entre elas, as religiões do mundo misturam princípios universais e particularidades locais. Os primeiros, quando analisados e destacados apelam ao que de melhor e mais humano há em todos nós. Se reunirmos as suas conclusões quanto à realidade e à maneira como a vida deve ser vivida, essas conclusões são semelhantes a um resumo da sabedoria da espécie humana. Elas transformam-se na visão da sabedoria do mundo.

Na palestra realizada no passado dia 28 abordamos o tema das religiões. Não uma abordagem histórica ou comparativa das religiões do mundo, ou uma discussão sobre as suas teologias, mas sim o seu significado e a sua importância enquanto repositório de sabedorias adquiridas e elaboradas ao longo dos tempos.


Mas terão elas ainda, no seu conjunto, algo a dizer ao mundo atual? Num mundo religiosamente pluralista ou indiferente à religião, como comportar-nos? Que sabedoria oferecem ao mundo? Ou serão não uma bênção, mas uma maldição?


As religiões do mundo asseguram-nos que a vida não nos dá uma visão do todo, que se conseguíssemos abarcar todo o contexto, verificaríamos que ele é mais coeso, organizado, melhor e mais misterioso do que parece. A realidade está envolta em mistério, nascemos no mistério, vivemos no mistério e morremos no mistério. E no fim, todas elas apelam à transformação pessoal em relação a algo superior. As tradições de sabedoria talvez sejam as tentativas mais sérias e duradouras da nossa espécie para deduzir, a partir do caos, o padrão que confere sentido ao conjunto da Vida.


No final da palestra houve o usual debate sobre o tema, onde todos expuseram as suas opiniões e questões, deixamos alguns exemplos:


"Texto coeso, todo bem expressado. Sem partir em favor das religiões mas explicando o seu sentido. Parabéns Melusine pelo apanhado. Aristóteles dizia que toda a existência do Universo exige uma causa e um efeito. À partir dessa premissa, sugere que nós somos o efeito, e só figuramos um deus ou deuses, porque existiu ou existe uma causa." - LuzCappadocius


"Eu não consigo ver a religião com bons olhos. Diante das leituras que faço, compreendi muita coisa. Eu sou espiritualista... Não tenho religião" - AlmaCappadocius


"Prefiro dizer que minha religião é a caridade e empatia. Porque em todas as que eu já conheci, sempre existe um ponto que me desagrada, visto, que para mim, não existe uma que eu possa dizer que seguiria." - AnezkaDevorann


"Se limitar em uma religião, é algo difícil a meu ver, até porque muitos fazem uso da mesma apenas para o seu bem interior. Prefiro seguir a linha do espiritismo e praticar em mim boas ações sem esperar que elas voltem, se cada ser humano partilhasse somente o bem, a religião seria apenas um mito." - JiuerCappadocius


"Mas não é disso que trata-se a religião. Foi à partir de dogmas equivocados, criados pelo homem, onde tudo fica 'maléfico', mas se olharem como sentido de organização, é válida." - ClaireCappadocius



"As pessoas que tem uma religião, se sentem superiores as outras, acham que estão salvas de qualquer coisa." - AgnesCollet


"As religiões não são ruins, o que as tornam espinhosas são os homens com seus interesses próprios de manipularem para suas riquezas pessoais em todos os sentidos." - ApryI



"Acho que Deus habita em tudo que é lindo e bom" - Syww

23 visualizações
Nightfall Motoclub

PARCEIROS

Grupos IMVU
palestras.jpg
Sarau Animus
bottom of page